O primeiro post de verdade desse blog deveria ser sobre a transformação que o Superpop fez da Preta Gil em Beyoncé, mas não vai ser. Já ouvi falar que o primeiro post de um blog deve ser bem escolhido, e eu vou escolher o deste aqui para dar sorte. Peço o perdão da maioria que detesta Big Brother, mas o tema vai ser este.
É porque amanhã tem um paredão, e esse será, provavelmente, o mais interessante do programa inteiro. Ele merece um post com uma análise bem detalhada.
Em BBB, não há muito o que analisar quando o assunto é paredão: 90% dos paredões da história do programa foram extremamente previsíveis, e a culpa é a de sempre - da direção que define os mocinhos e vilões da trama. Porém, quando há uma exceção - e esse paredão entre Alberto e Analy certamente é um desses casos raros -, é sempre bom aprofundar.
A primeira coisa (obrigatória) a se olhar para fazer a análise são as enquetes da internet. As únicas que realmente tem relevância e efeito são dos dois maiores portais do país: Terra e UOL.
Veja abaixo a situação delas no exato momento em que escrevo o post (00h20):


Fiz questão de grifar a quantidade de votos de cada uma, porque é o que importa. A do Terra, sistematicamente, é a mais confiável, mas não significa done deal. A do UOL, gradativamente, anda diminuindo a diferença de votos, e eu acredito que em questão de 10 horas a situação estará bem mais apertada do que está agora - quanto maior o número de votos, mais ela irá se aproximar do resultado da outra enquete, porque ambas compartilham o mesmo eleitorado.
Nessa situação de que as duas, no final das contas, acabarão com uma diferença de votos bem pequena, eu tenho a obrigação de me lembrar de um paredão do ano passado, em que a situação era bem parecida: Thais e Gustavo. As enquetes davam a saída de Gustavo (o que culminaria na maior zebra da história do programa), e, no fim, a previsibilidade, como sempre, deu as cartas - e quem saiu foi a vilã Thais. Particularmente, eu enxergo a mesma situação por aqui: no fim, o vilão-mor Alberto, odiado pelo público, irá ser “massacrado” (entre aspas porque, mesmo assim, o resultado será apertado).
É difícil visualizar Analy saindo. Simples: descubra o perfil óbvio da maioria dos telespectadores e veja que eles não querem que o vilão continue. A rejeição de Analy seria tão grande a ponto de anular a de Alberto? Nunca! A grande teoria para a saída da moça seria o fato de que o público queria Alberto saindo contra Diego, seu arquiinimigo no jogo, e o faria permanecer apenas para isso. Só que um público composto em sua maioria por pessoas de baixa renda, donas de cada e adolescentes, não me parece, a princípio, disposto a votar com tamanho cinismo na cabeça. Não duvido que aconteça, mas é bem complicado.
O que pode acabar acontecendo - e não pense que eu sou tão louco assim, porque isso realmente existe - é uma interferência no resultado da votação por parte da produção. Já aconteceu no primeiro paredão do BBB5 e na final da mesma edição, possivelmente (se olharmos a impossibilidade de tamanha virada) entre Agustinho e Mara e em outros ainda mais antigos (Rogério e Marcela, do BBB4; Alessandra “Leka” e Helena no BBB1) e ainda outros que o tempo apagou da minha memória, infelizmente. Esse fator de a produção querer deixar no programa um vilão para continuar movimentando a trama (e magnetizando a audiência) e criar o clímax que seria o paredão entre pseudo-mocinho vingativo e pseudo-vilão maquiavélico é impossível de se prever.
Baseado naquilo que eu acumulei em seis edição de Big Brother Brasil, a previsão que eu posso fazer é de que Alberto sai. A porcentagem é complicada de prever, mas eu arriscaria 57% - a mesma com que Thais saiu do BBB6, em circunstâncias parecidas explicadas acima. Não será o resultado dos meus sonhos, mas meus favoritos (ele e Bruna são os desse aqui) em reality shows nunca se deram muito bem, então está tudo dentro do comum.
Agora... lembra que eu disse, lá no início, que estava escolhendo bem o primeiro post do blog para dar sorte? Então. Eu fiz o que pude.
Sua vez é agora, de votar na nossa enquete. Opina aí!
Quem sai?
Nenhum comentário:
Postar um comentário