21 de jun. de 2007

Dez previsões super antecipadas para o Oscar 2008

É certamente um dos meus vícios acompanhar o andamento de premiações, como o Emmy (eu e o Juliano Cavalca temos um blog sobre o assunto) e o Oscar. Sobre o Oscar, nos últimos anos, tenho tentado ver todos os filmes e curtas antes do dia da cerimônia, e, embora não tenha conseguido atingir o índice de 100%, já cheguei bem perto.

Ainda não há material suficiente para afirmar qualquer coisa sobre o Oscar do ano que vem, mas já dá para chutar por baixo alguma coisa. Principalmente quando um filme já pronto deixa para ser lançado só ao fim do ano, época conhecida como “ápice do Oscar”, aonde são lançados algo como 80% dos indicados. Estão abaixo, então, dez previsões super antecipadas para nomes e filmes que possivelmente serão indicados (baseadas ou em histórico, ou em zumzumzum dos outros). O objetivo aqui não é dar um palpite absurdo – pelo contrário: eu vou pelo que me parece mais óbvio, para, quando as indicações saírem, olhar para trás e ver que eu acertei. Deixe suas dez também. Vamos começar a brincadeira.

1 - Piratas do Caribe 3: No Fim do Mundo para Efeitos Visuais

O filme ganhou esta categoria neste ano; no anterior, foi indicado. E com o novo filme durando quase três horas (repletas de vários e vários efeitos), não há porque duvidar que será indicado. E digo mais: até o momento, eu vejo o filme como grande favorito.

2 - Piratas do Caribe 3: No fim do Mundo para Edição de Som

Por quase o mesmo motivo do anterior: filme indicado nos dois últimos anos (embora não tenha ganho), e com quase três horas de uma longa massa de sons, é difícil achar que não será indicado.

3 - Javier Bardem para Ator/Ator Coadjuvante

Uma coisa eu coloquei na minha cabeça: Javier Bardem será indicado ao Oscar, aconteça o que acontecer. Acho que vai acabar o ano e muita gente vai dizer que este foi “o ano de Javier Bardem”. Eu só não sei se por No Country for Old Men (performance impressionante apenas no trailer) ou por Love in the Time of Cholera, tampouco se por Ator ou Ator Coadjuvante. Sejamos mais precisos, então: eu arrisco que ele será indicado a Coadjuvante por No Country for Old Men.

4 - Daniel Day-Lewis para Ator

Alguém viu o trailer de There will be Blood? Eu achei fantástico. E mais fantástico ainda foi ver uma interpretação de Day-Lewis (em voice over na maior parte do tempo) tão poderosa. Essa me parece uma indicação certa, podem anotar.

5 - Ratatouille para Animação

Não gostei do trailer, mas todos os que viram o filme em sessões especiais estão soltando coisas como “genial!”, “brilhante!”, “melhor filme da Pixar!”, “melhor filme que eu vi neste ano!”, etc. Brad Bird é o diretor, e ele fez Os Incríveis, filme vencedor de Animação e indicado a outras categorias. Essa é possivelmente a aposta mais segura do post inteiro. Depois dos pingüins, os ratos.

6 - In the Valley of Elah para Roteiro Adaptado

Paul Haggis (foto) é assim: ou você adora, ou você odeia. Eu acho que adoro. Por favor, o cara escreveu Cartas de Iwo Jima! E A Conquista da Honra! E Menina de Ouro! E não sou só eu que o adoro – a Academia também. Este In the Valley of Elah parece ter uma história bem interessante, e somando-se a isto o fato de que Haggis, seu escritor, tem um histórico bom no Oscar, é fácil afirmar que ele tem uma boa chance (de novo) com este filme.

7 - Evening para Roteiro Adaptado

Parece o tipo clássico de filme com chances em Roteiro e Elenco, mas que deve ficar apenas feliz com uma indicação para Filme (se tiver!). Enfim, os poucos que viram dizem que o roteiro é bom e tocante (ser “tocante” sempre ajuda). Aposta arriscada, mas eu a faço mesmo assim.

8 - Angelina Jolie para Atriz

É a favorita até o momento, embora eu consiga apontar uma ou outra com cacife para ficar do lado dela no favoritismo. Jolie é uma ótima atriz, e, ao que me parece, esse papel (em A Mighty Heart) é o que mais combina com a mulher que dá para a filha o nome de Shiloh, e ao filho, Maddox. É humanitário, definitivamente. E o Peter Travers da Rolling Stone disse que é a melhor interpretação dela. Lock.

9 - No Country for Old Men para Filme

A princípio, lembra Sobre Meninos e Lobos: de um diretor notoriamente bom (Clint Eastwood/os Coen), mas que há tempos não apresentava uma obra para a crítica inteira amar. Em Cannes, pareceu ter chance, mas não levou nada. Grande elenco, roteiro afiado, dizem. Duvido que ganhe (violento, embora possa lembrar um Infiltrados do interior ou mesmo O Silêncio dos Inocentes pelo personagem de Javier Bardem), mas a indicação tem grandes chances de realmente acontecer.

10 - There will be Blood para Filme

Eu não consigo visualizar um Oscar em que No Country for Old Men e There Will be Blood (de Paul Thomas Anderson, na foto) sejam indicados na mesma categoria – de Melhor Filme – sendo do tipo de filme que são. Eu sinto cheiro de algo parecido com The Good Shepherd aqui, filme com elenco forte + grande diretor, mas que não vai para frente nas premiações – só que, se aqui eu sinto cheiro, eu tenho quase a certeza de que vai acontecer com Lions for Lambs, do Redford. De qualquer forma, eu chuto que esse aqui também vai ser indicado.

6 comentários:

Anônimo disse...

A adaptação de "Amor nos Tempos de Cólera" não terá chances como filme estrangeiro ou roteiro adaptado? Nem vi o filme (aliás, quando estréia?), mas já é o meu favorito. O livro é simplesmente maravilhoso. Um dos melhores que eu já tive o prazer de ler.

Abraço!

Felipe Rezende disse...

Pelo trailer também acho que o Bardem tem chances com No Country. E ele ainda tem o Goya's Ghost esse ano (se sair).

Daniel Day-Lewis a mesma coisa. Só pelo trailer já da pra ver que vem coisa boa. E ele é queridinho da Academia.

Indicação pra Irmãos Coen (que eu não gosto muito, mas esse filme parece bom) e PTA no mesmo ano ia ser foda. Mas a Academia não é tão cool assim.

Anônimo disse...

não so muito boa em previões, mas Harry Potter cinco tem pelo menos uma indicação garantida.

Anônimo disse...

Eu apostaria no filme "Atonement", baseado no best seller de Ian McEwan e estrelado por Vanessa Redgrave, Keira Knightley e James Mcvoy. Parece que vai ser um papa oscar! Tem ainda ainda "Across the Universe" de Julie Taymor, o trailer é fantástico! E "August Rush" com Freddie Highmore. Quanto a melhor atriz eu apostari nas performances elogiadsa de Julie Christie em "Away from her", e Cate Banchet em "The Golden Age" revivendo a rainha Elisabeth I.

Anônimo disse...

Pressinto q este ano é de Johnny Depp; fez um trabalho brilhante em Piratas do Caribe 1, 2 e 3, obtendo uma indicação pelo 1, fazendo, por si só, a seqüência bater recordes e mais recordes, mas será por Sweeney Todd que receberá sua primeira (e mais q merecida estatueta); especuladores da produção do filme divulgam, sem parar, que sua atuação está brilhante e que ninguém tira a estatueta de suas mãos em 2008. Assim seja...

Anônimo disse...

Bom, eu não tenho muitas esperanças, mas há quem diga que Fernanda Montenegro possa receber sua segunda indicação ao Oscar por Amor em Tempos de Cólera, na categoria Atriz Coadjuvante. Como o filme ainda não foi lançado fico na espectativa dos críticos.