12 de abr. de 2007

Grindhouse: a voz das notícias são poderosas - e dizem tudo

Do site Cineclick

Os cineastas Quentin Tarantino e Robert Rodriguez virão ao Brasil para divulgar Grindhouse. Atualmente em cartaz nos cinemas norte-americanos no formato em que foi concebido - dois médias-metragens, cada um dirigido por um dos cineastas, exibidos juntos e ligados por trailers falsos -, chegará nas salas brasileiras "desmembrado". A Europa Filmes detém os direitos de exibição do projeto no Brasil e lançará as versões em longa dos dois médias, Prova de Morte (de Tarantino) e Planeta Terror (assinado por Rodriguez).

Prova de Morte está previsto para estrear em agosto ou setembro; O contrato assinado pelos cineastas prevê que o Brasil será incluído na rota da turnê de divulgação dos longas, mas as datas das visitas ainda não foram definidas, pois dependem da agenda dos cineastas. Sabe-se que eles não virão juntos, mas suas viagens coincidirão com os lançamentos dos respectivos filmes. Prova de Morte está previsto para estrear em agosto ou setembro; Planeta Terror deve chegar às salas brasileiras três meses depois.
Do blog da Ana Maria Bahiana
O fracasso de Grindhouse (sim, foi um fracasso mesmo… continuem lendo..) está levando a Weinstein Company a reformular seus planos. Numa conversa com a sempre bem informada Nikki Finke , Harvey Weinstein em pessoa admitiu que a bilheteria norte-americana _ 12 milhões de dóllares _ foi metade do esperado, que o esquema de distribuição e marketing falhou e que a salvação agora (como sempre) são os mercados internacionais. Aliás, Harvey está decidido a relançar Grindhouse nos EUA exatamente como será no exterior _ como dois filmes separados, sem “rolos faltando”. A idéia seria começar o relançamento daqui a dois meses (em plena temporada pipoca, portanto…), com Death Proof, de Tarantino. Planet Terror seria lançado quinze dias depois.

No exterior, Weinstein está apostando tudo em Cannes : Death Proof está oficialmente em competição, enquanto Planet Terror,de Robert Rodirguez, fica apenas com a sessão da meia noite, O festival será seguido por extensa campanha promocional na Europa, com a presença de Tarantino (mas não de Rodriguez…).

O mea culpa de Harvey quanto à distribuição é mais que merecido _ multiplicam-se pela mídia americana histórias de cinemas especializados em filmes B que não conseguiram exibir Grindhouse, e foram completamente ignorados e esnobados pela Weinstein Co. Pior ainda: o Grindhouse Festival de Portland, Oregon – que seria a plataforma perfeita para o filme – recebeu o mesmo tratatamento.
Conclusão: o projeto mais aguardado do primeiro semestre do ano vai chegar por aqui no segundo semestre e, provavelmente, com cara de fracasso. Triste. Triste porque é do Tarantino.

3 comentários:

Anônimo disse...

eu tava ate querendo ver mais o filme e muito longo (mais de tres horas) e ouvi dizer que a primeira parte do filme (Planet Terror) e uma merda. Tomara que eles lacem o Death Proof separado aqui no USA assim talvez eu animo ir no cinema ver!

Anônimo disse...

Que merda isso, hein?
A obra foi concebida junto, deveria ser exibida junto! E a gente vai ter que pagar dois ingressos. Espertos esses executivos, hein?

Anônimo disse...

gustavo, porque vc não comenta sobre os programas da tv aberta? eu gosto do teu blog, mas não tenho tv paga... fico boiando nos assuntos... não queria deixar de acompanhar...