1 de jul. de 2007

RA.TA.TUI - Arte fácil de ver e difícil de pronunciar

Diante da quantidade de críticas e comentários elogiosos a respeito de Ratatouille, será hipocrisia dizer que eu não estava com altas expectativas quanto ao filme. Elas eram muitas, e algumas não vinham nem de terceiros, mas de mim mesmo – Brad Bird é um gênio, e a Pixar tem um padrão de qualidade imbatível, como não esperar muito? Delicioso foi ir a pré-estreia do filme, neste domingo, e constatar que cada expectativa foi correspondida (e a qualidade da exibição estava perfeita, coisa que nas salas do shopping a que fui ainda não tinha visto). Caros, eu tenho que lhes dizer: Ratatouille é uma obra-prima.

O protagonista é um ratinho super simpático, e os coadjuvantes todos, no alto de suas próprias caricaturas, surpreendem pelos traços humanos. Eis aqui um filme cheio de vida, cheio de surpresas visuais e elementos narrativos que quebram todas as barreiras imagináveis para uma animação – ao final de duas horas, a sensação de ter visto uma animação absolutamente comercial (mesmo com esse nome) e, ao mesmo tempo, num nível de excelência que a faz passível da classificação "artística", é a de ter presenciado um evento, a criação de um clássico. Olha, eu adoro Toy Story, que todos elogiam horrores. Mas, perto de Ratatouille, vira até superestimado.

Ah, eu quero muito que o Shyamalan vá ver este filme, para aprender como fazer um crítico impertinente e com uma leve redenção ao fim (porque aquele de A Dama na Água foi terrível). Muita gente tem o que aprender com Brad Bird e Ratatouille. E pra fechar, olha que coisa estranha: a lição de moral não-escancarada do filme vem em forma de uma crítica (escrita, de jornal). Nunca tinha visto disso.

(Fique de olho também para os momentos em que pessoas comem e a tela nos mostra o que elas estão sentindo. Pense em um Perfume aonde as coisas saem melhor que o planejado – exatamente isto.)

Tudo em Ratatouille é de encher os olhos, just like Paris.

***

E como se não bastasse... ainda teve a exibição do curta de animação indicado ao Oscar desse ano (o único que eu não tinha visto), Lifted, que é excelente.

***

E falando em... Oscar, eis aqui o campeão do prêmio de Animação do próximo ano. Podem apostar.

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.

Anônimo disse...

Tô na fila no sábado na matinê... risos

Quero ver se é melhor mesmo que Toy Story, imbatível para mim até hoje.

Si

Anônimo disse...

ratatouille é perfeito msm,vi no domingo...amei!
pena q haja tanto preconceito c/ o filme por parte do grande publico...

Anônimo disse...

Sem dúvida o melhor filme do ano, simplesmente perfeito! Gostei de tudo, desde as técnicas de animação sublimes até a trilha sonora. Espero que não só ganhe o Oscar de melhor animação como também seja indicado para melhor filme (algo bem complicado, sei, mas merece!).

Anônimo disse...

OI o meu irmao ta ancioso por ir ver o filme deve ser mt jiro..