6 de out. de 2007

Analisando os pilotos: "Private Practice"

A primeira cena de Private Practice (nos EUA, pela ABC; sem previsão de estréia no Brasil) deixa claro que a vaga de Addison ficará aberta por um bom tempo no Seattle Grace. E porque adoro a Kate Walsh (com fundamento!), eu recomendaria que ela voltasse para Grey’s Anatomy (uma ótima série), não só por ter visto o piloto de sua nova série, mas também por ter visto a estréia da temporada de seu último programa, e ter percebido que ela faz falta lá.

Private Practice faz errado praticamente tudo. A tal cena citada no parágrafo acima, para você ter uma idéia, já faz questão de dar um pontapé muito mal dado, estereotipando personagens de uma forma irreversível, através de uma narração explicativa unidimensional. E é a primeira cena.

Addison é uma boa personagem, sem sombra de dúvida, e ela é atraente no piloto do programa, mas tudo ao seu redor é tão repulsivo que qualquer adoração não consegue ser sustentada por muito tempo. A quantidade de personagens ao redor dela é pequena, e juntos conseguem fazer um elenco de uma série de drama cujo conjunto pende ao tom da comédia. Logo, é muito chato que um diálogo do piloto esclareça que os doutores do hospital ao qual Addison mudou-se não tenham nada a fazer por boa parte do período de trabalho. Gente desinteressante sem nada a fazer? O resultado é uma série desinteressante (o piloto é ruim, mas para afirmar que a série também será ainda é cedo), que ao menos tem suas artimanhas para manter Addison como protagonista.

Vendo todo aquele visual litorâneo, e aquela bagunça narrativa, pobreza no enredo, falta de medicina real e diálogos infelizes, lembro que a criadora disso aqui também é a criadora de Grey’s Anatomy, uma série com bases muito mais fortes e um desenvolvimento, em três temporadas, excelente. Shonda Rhimes fez coisas boas por Grey’s, e mesmo a trilogia do acidente marítimo na terceira temporada, que tanto aborreceu a comunidade da internet, agradou-me um tantinho. Não significa que tudo que ela faça venha a ser bom. Aliás, Private Practice é um rédito do lado fraco de Shonda Rhimes, que no passado escreveu (you’re not gonna believe this!) Crossroads, o filme de Britney Spears.

Não fosse spinoff de uma série de sucesso, o comentário geral seria sobre a possibilidade mais que real do cancelamento de Private Practice.

Nenhum comentário: