3 de out. de 2007

Analisando os pilotos: "Back to You"

Bastaria saber que Patricia Heaton e Kelsey Grammer estão bem e estão juntos em uma sitcom para que qualquer telespectador esperto ficasse atento à atração. Back to You é esta sitcom, e, acredite, a única razão para você tentar dar uma chance ao programa, exibido nos Estados Unidos pela Fox e sem previsão de estréia por aqui, é a presença de Heaton e Grammer.

Ambos são atores com prêmios na gaveta, prestígio nas alturas e muitos admiradores. Nessa sitcom, diferente de muitos trabalhos anteriores dos dois, eles são o troféu do programa, e não o contrário. Participar de uma sitcom deve ser uma coisa gostosa, divertida, mas no caso de mestres, eu não acredito que seja algo a ser ansiado de tal forma que a escolha do programa seja tão descuidada. Sabe-se lá o que eles pensaram quando aceitaram participar disso.

Os criadores da série (e também roteiristas do episódio piloto) tiveram uma passagem por Frasier, protagonizado por Grammer, e agora estão escrevendo um programa sem foco (tanto quanto uma outra série de um dos dois criadores, a esquecível e finada Stacked). Veja o que acontece no piloto: há um âncora de telejornais (Grammer) que trabalha em uma cidade de não tanta expressão e cresce na profissão, indo a cidades bem maiores, mas sendo demitido (piada com You Tube aqui), e voltando ao jornal de onde saiu. Ele descobre que teve uma filha com a companheira de bancada (Heaton), com quem tem uma relação profissional estabanada, e que fora concebida no dia em que saiu da cidade.

Essa última parte da minha sinopse rabiscada é mostrada pelo piloto de forma dramática. E o problema é que não há clima para isso, não há densidade, e o personagem de Grammer não convence. Heaton, apesar de ser o baluarte da confusão, convence porque sua personagem não tem tanto drama nesses momentos, logo, ela não precisa mudar muito. Antes disso, Back to You tampouco consegue emplacar uma bela piada ou sacada (tenta várias com a falsa latina, preconceito velado do qual os Estados Unidos insistentemente tentam se livrar). É evidente que a situação é chata e constrangedora, porque se o programa ganha a temporada completa, será por Grammer e Heaton. Caso seja cancelado, será embaraçoso para os atores (não necessariamente para a carreira deles, que fique claro).

Agora me diz: uma sitcom dessas vale o risco?

Um comentário:

Anônimo disse...

lenoir geno east htmlleiter lifescience conductivity directives karaganda direction reviewers insulating
lolikneri havaqatsu