4 de out. de 2007

Analisando os pilotos: "The Big Bang Theory"

Ontem, publiquei uma resenha negativa sobre o episódio piloto da primeira sitcom nova que eu vi nesta temporada – e, porque não serão muitas, o fato desta (Back to You) ter sido decepcionante já é chato. Eis que vi outra, The Big Bang Theory (EUA, pela CBS; sem previsão para o Brasil), e gostei bastante.

A primeira cena é sensacional, e, indiscutivelmente, a melhor do piloto. Ela nos apresenta dois personagens com QI alto que querem doar seu esperma a um banco apropriado, mas hesitam na hora. Na volta ao apartamento, ambos descobrem uma nova vizinha, linda, que deixa um dos dois protagonistas tentado a convidá-la para uma refeição informal em casa. Daí para frente, há um desenrolar da relação deles com ela, e deles com suas manias e tiques.

Big Bang Theory tem de melhor, em seu piloto, a forma de desenvolvimento. Não há um enredo a ser desenrolado, mas a psicologia dos personagens. Quanto mais expostos a novas situações, mais nós conhecemos a intrincada vida nerd deles. Claro, nada ali é super profundo, porque, afinal, estamos falando de uma sitcom. Mas de pensar que a série consegue criar uma linha de desenvolvimento sólida, da primeira à última cena, fazendo o episódio acabar completo, redondo e explicado (também absolutamente hilário!), já é louvável.

O roteiro não tem grande ousadia, mas tem boas idéias. Os dois protagonistas são excepcionalmente bem delineados, e o que é mais incrível – mesmo vivendo juntos, tendo as mesmas compulsões e gostos, nós sabemos quem é quem, sabemos diferenciar um do outro claramente. Há o perigo de que, com mais personagens do estilo dos protagonistas (nerds, sozinhos, etc), a série acabe um pouco irritante, por ter um universo tão mínimo e que, caricato, pode terminar rebuscado. Eu honestamente não acredito que isto acabe acontecendo, mas algumas aberturas para isso já foram feitas (aqueles coadjuvantes poderiam ser substituídos), então, só vendo o resto para saber.

E há, sim, essa sedução imediata, que nos deixa com vontade de ver os seguintes episódios. Tomara que não caia no lugar-comum de ser a sitcom que debuta cedo e é cancelada – além do mais, é da CBS! Pode terminar sendo a série cult da fall season.

Esse amor por tevê que os criadores (uma dupla!) parecem ter e as referências (culturais – Battlestar Galactica – e científicas), unidas à facilidade que os protagonistas são trabalhados, deixa uma sensação de que, no final das contas, Big Bang Theory é um trabalho subjetivo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Assisti o pilot e achei engraçadinho, não baixarei mas acompanharei pela Warner que anunciou a transmissão da série aqui.

Anônimo disse...

Por que você não comentou o final de Paraíso Tropical?